CAPITULO 81

APLICATIVOS

GM

BOSCH MOTRONIC M1.5.5

 

MODELOS

ASTRA 1.8 MPFI

ASTRA 2.O MPFI

ASTRA 16V

 

Procura de falha pelo sintoma

Motor com dificuldade  para pegar 1- Filtro de ar e sua tubulação entupida

2- Ver bateria

3- Relê e fusíveis

4- Alimentação da centralina

5- Ver ignição

6- Escapamento entupido

7 Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor falha na aceleração 1- Medidor de massa de ar

2- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc.

3- Ver bateria

4- Ver ignição

5- Válvula injetora

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Consumo elevado de combustível 1- Ver bateria

2- Alimentação da centralina

3-Sistema de temperatura de ar

4- Escapamento entupido

5- Medidor de massa de ar

6- Filtro de ar e sua tubulação entupida

7- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro

8- Sonda lambda

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Marcha lenta irregular 1- Medidor de fluxo de ar

2- Sonda lambda

3- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro.

4- Válvula de marcha lenta

5- Entrada falsa de ar no coletor de admissão

6- Sensor de temperatura de água

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor de partida vira mas não pega 1- Ver bateria

2- Alimentação da centralina

3- Escapamento entupido

4- Filtro de ar e sua tubulação entupida

5- Ver ignição

6- Relês e fusíveis

7- Verificar bomba de combustível,mangueira,filtro etc.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Marcha lenta elevada 1- Potenciômetro da borboleta

2- Sensor de temperatura de água

3- Válvula de controle de marcha lenta

4- Ver bateria

5- Medidor de massa de ar

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Baixa potência no motor 1- Ver bateria

2- Alimentação da centralina

3- Escapamento entupida

4- Ver ignição

5- Medidor de massa de ar

6- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.

7- Filtro de ar e tubulação entupida

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo

 

 

Conector da UC

AS99.jpg (27435 bytes) Esquema elétrico ASTRA 1.8/2.0 16V

AS1.jpg (223032 bytes)

Conector da UC

AS99.jpg (27435 bytes)

 

Esquema elétrico ASTRA 1.8/2.0 8V

AS2.jpg (212909 bytes)

COMO TESTAR OS COMPONENTES

1) Como testar o Sensor de Temperatura de Água?

gmc1.jpg (12094 bytes)

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no SENSOR e confira os dados abaixo

DADOS

Temperatura °C

110

100

90

80

70

60

40

30

20

Tensão V

0,5

0,7

0,8

1,1

1,4

1,7

2,6

3,0

3.4

Resistência W

150

200

255

330

440

600

1200

1700

2400

 

2) Como testar o Sensor de Temperatura do AR?

gmc2.jpg (18453 bytes)

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no SENSOR e confira os dados abaixo

DADOS

Temperatura °C

80

50

30

10

Tensão V

1,2

2,3

3,0

3,9

3) Como testar a Sonda Lambda?

as3.jpg (10007 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência da Sonda Lambda aquecida que deverá ser de 3,0 a 3,7W
1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a tensão da Sonda Lambda aquecida que deverá ser de 12V.
1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a tensão da Sonda Lambda que deverá ser de 0,1 a 0,9V.

 

4) Como testar o Sensor de Rotação e PMS?

as4.jpg (11648 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro checar a resistência entre os pinos A32 e A22 que deverá ser de 800 a 1200 W .

5) Como testar o Sensor de Pressão Absoluta?

as5.jpg (18453 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro e com uma Bombinha de Vácuo checar as medidas da tabela abaixo

TABELA

Vácuo (mmg)

0

-100

-200

-300

-400

-500

Tensão V

3,6 a 4,30

3,03a3,58

2,46a2,86

1,89a2,14

1,32a1,42

0,75a0,70

6) Como testar o Sensor da Posição da Borboleta?

as6.jpg (12955 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro checar a tensão nos pinos A13 e A1 que deverá ser de com Borboleta Aberta = 4,35 a 4,95 V Com a Borboleta fechada = 0,15 a 0,7V.
1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do Sensor da Posição da Borboleta e conferir com os dados abaixo. OBS fazer teste de resistência com o Sensor desligado.

DADOS

Sensor da Posição da Borboleta

Fechada

Aberta

Pinos A13 - A1

1,1 a 1,3 KW

2,7 a 2,9 KW

Pinos A13 – A29

2,5 a 2,7 KW

0,9 a 1,1 KW

Pinos A1 – A29

2,0 a 2,2 KW

2,0 a 2,2 KW

7) Como testar o Corretor da Marcha Lenta?

as7.jpg (18628 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do Corretor da Marcha Lenta nos pinos A35 e A26 que deverá ser de 30 a 70 W

8) Como testar as Válvulas Injetoras?

as8.jpg (34991 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do da Válvula Injetora que deverá ser de 12 a 15 W (isolada)
2 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo milesegundos (ms) e checar o tempo de injeção e comparar com os dados abaixo.

DADOS

Astra 8V

2,0 a 5,8 ms

Astra 16V

3,8 a 5,8 ms

9) Como testar a Pressão de Combustível?

as9.jpg (9500 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MANÔMETRO instalado checar a pressão de linha que deverá ser de 3,1 a 3,3 bar.

10) Como testar a Válvula de Canister?

as10.jpg (14880 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do Válvula de Canister nos pinos A34 e B17 que deverá ser de 25 a 35 W

 

11) Como testar a Bobina de Ignição?

as11.jpg (24829 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do

primário isolado 0,8 a 1,0 e primário pinos A28 e A10 1,6 a 2,0W secundário de 10,5 a 12,8 KW

12 - Esquema Elétrico do Imobilizador

81000.jpg (98695 bytes)

 

13 - Como Funciona o Imobilizador

COMO FUNCIONA

1 - Observe que o sistema imobilizador recebe o sinal de velocidade. No ato da partida a linha que sai do terminal 7 da Unidade Central (UC) do imobilizador serve de condutor para o sinal eletrônico da chave e depois já com o motor em funcionamento, esta linha serve de condutora para o sinal do Sensor de Velocidade. Em veículos sem imobilizador existe um jumpeamento entre o terminal 6 e 7 do Conector da UC do imobilizador.

14) -Como apagar a lâmpada  de aviso da troca de óleo  e manutenção do Astra G?

1)  

  Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A) com a chave na posição ON.

2)  

 A lâmpada de manutenção  com a inscrição  INSP se  acenderá por 2 segundos.

3) 

Apertar o Botão de resetar até apagar  a inscrição.

4)  

 Soltar o Botão de resetar.

5)  

 Girar a chave a posição  OFF.