CAPITULO 05

 

 

 

APLICATIVO FIAT

 

Bosch Motronic

2.10.4

 

Marea 2.0 20V Aspirado

Marea Weekend 2.0 20V Aspirado

Esquema Elétrico

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Como funciona o Sistema 

 

1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?

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Como Funciona

1 - O sinal de temperatura é recebido pelo Termostato de Arrefecimento e reage abrindo ou fechando os contatos.

2 - Com os contatos fechados faz massa para a bobina do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade ou Relê do Eletroventilador de Baixa Velocidade

3 - Através dos pinos 85 dos Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade ou Relê do Eletroventilador de Baixa Velocidade aciona o Eletroventilador de Arrefecimento na velocidade necessária .

 

 2 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?

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Como Funciona

1 - O controle de Velocidade é feito pelo Variador de Velocidade é comandado pela Central Eletrônica do Climatizador através uma tensão variável de 0 a 5V pelo pino 20.

2 - O Variador de Velocidade reage a este sinal controlando a queda de tensão ao Eletroventilador da Caixa de Ar pelo pino B do Variador de Velocidade.

3 - Quando você selecionar o AC o Climatizador, enviará um sinal de massa pelo pino 40/41 da UC

4 - O sinal que chega ao pino 40 é proveniente do Pressostato de 3 Níveis e que verifica limites de pressão baixa ou alta para verificar o pleno funcionamento do sistema.

 

3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.

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Como Funciona

1 - Ao receber a tensão pelo pino 40/41 da UC, a UC deve adequar a rotação do motor e faz massa para Bobina do Relê de Plena Carga através do pino 32 e liga a polia eletromagnética do compressor.

2 - Sempre que a pressão ultrapassar certo nível o terceiro contato do Pressostato de 3 Níveis se fecha e faz massa para o Relê Temporizado pelo pino P do relê daí acionando o Relê do Eletroventilador de Baixa Velocidade

e deste os Eletroventiladores de Arrefecimento.

3 - Se o mesmo sinal persistir pôr 07 a 13 segundos é feito massa no pino 86 do Relê Temporizado, 85 do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade e acionando Eletroventiladores de Arrefecimento

 

4 - Como Testar o Termostato do Eletroventilador de Arrefecimento?

TESTANDO

1 - Com um TERMOMETRO DIGITAL checar as medidas e conferir com a Tabela Abaixo.

 

Tabela

TERMOSTATO DE ARREFECIMENTO (°C)
Contato

1° Nível

2° Nível

Abre

85 a 89 °C

90 a 94 °C

Fecha

90 a 94 °C

95 a 99 °C

 

 

5 - Como testar o Comutador de Velocidades?

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TESTANDO

1- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência do comutador de 7 posições, entre ao pinos 2 e 3 que deve ser de 1500 W .

 

6 - Como testar o Controle de Temperatura?

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TESTANDO

1- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência do Controle de Temperatura de 15 posições, entre ao pinos 2 e 3 que deve ser de 681W .

 

7 - Qual a quantidade de Fluido no Sistema?

VEREFICANDO

1 - A quantidade de fluido R134 no Sistema é de 0,65 Kg

 

8 - Como testar o Sensor de Temperatura do Ar do Habitáculo?

TESTANDO

1 - Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência Sensor de Temperatura do Ar do Habitáculo e comparar com a tabela Abaixo

 

Tabela

Temperatura °C Resistência W

50

3,5 W

38

6 W

25

10 W

12

18 W

0

33 W

-12

65 W

-24

130 W

 

9 - Como testar o Sensor de Anticongelamento?

 

TESTANDO

1 - Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência do Sensor de Anticongelamento e comparar com a tabela Abaixo

 

Tabela

Temperatura °C Resistência W

50

-

38

-

25

10 W

12

18 W

0

33 W

-12

-

-24

-

10 - Qual a localização dos Relês dos Eletroventiladores?

LOCALIZANDO

1 - Os Relês estão localizados á Frente da Bateria

 

 

11 - Como testar o Relê de Plena Carga?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) recebe sinal através do pino 32 da UC.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) com AC ligado acionando a Polia Eletromagnética

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 e 87 do Relê é Positivo (+) através da linha +15 da Chave de Ignição.

 

12 - Como testar o Relê do Eletroventilador de Velocidade Alta?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) pela linha +30 da Bateria.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) sinal para o termostato de Arrefecimento de duplo contato.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) alimentado pelo Fusível de 50A pela linha +30 da Bateria

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) alimenta um eletroventilador de arrefecimento e resistor.

 

13 - Como testar o Relê do Eletroventilador de Velocidade Baixa?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) alimenta um resistor.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) alimentado pelo Fusível de 40A pela linha +30 da Bateria

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) pela linha +30 da Bateria.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) Sinal para o termostato de arrefecimento de duplo contato

14 - Como testar o Relê Temporizador?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) recebe sinal do pino 86 do Relê de Baixa Velocidade.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) pela linha +15 da chave de Ignição.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) recebe sinal do pino 86 do Relê de Alta Velocidade.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino P do Relê é Negativo (-) recebe ligado ao Pressostato 3 Níveis.

 

15 - Como testar o Relê da Ignição?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-).

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) alimentado pela +15 da Chave de Ignição

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com Ignição Ligada alimenta a UC do Climatizador, Variador Eletrônico de Velocidade, Micro Interruptor MAX DEF, Módulo de Controle de Climatização e Sensor de Temperatura do Habitáculo.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) pelo Fusível de 40A da linha +30 da Bateria.