CAPITULO 11

 

APLICATIVO FIAT

 

Bosch Motronic

M 1.5.4

Tipo 1.6 MPI

Esquema Elétrico

11003.jpg (183063 bytes)

Como funciona o Sistema 

 

1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?

t1102.jpg (30394 bytes)

Como Funciona

1 - O sinal de temperatura é recebido pelo Termostato de Arrefecimento e reage abrindo ou fechando os contatos.

2 - Com o 1° contato fechado faz massa para a Eletroventilador de Arrefecimento na Baixa Velocidade.

3 -  Com o segundo contato fechado através dos pinos 86 do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade aciona o Eletroventilador de Arrefecimento na velocidade Alta.

 2 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?

1103.jpg (29769 bytes)

Como Funciona

1 - A o ligar o AC o Relê do Eletroventilador da Caixa de Ar é energizado acionando ao Pressostato de 3 níveis que verifica limites de pressão baixa e alta para a garantia de funcionamento do sistema.

2- Se ambos contatos estiverem fechados vai 12V para UC, pinos 40/41.

3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.

11004.jpg (68472 bytes)

Como Funciona

1 - Ao receber o sinal de tensão a UC deve adequar a rotação do motor e faz massa para Bobina do Relê Duplo e Relê de Plena Carga e Eletroventilador Caixa de Ar pino 25 da UC para que se ligue a Polia Eletromagnética do Compressor e Eletroventilador Caixa de Ar.

2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.

3 - Sempre que a pressão ultrapassar certo nível o terceiro contato do Pressostato de 3 Níveis se fecha e faz massa para o Relê Temporizado pelo pino P do relê daí aciona o Eletroventiladores de Arrefecimento na baixa velocidade .

4 - Se o mesmo sinal persistir pôr 08 a 13 segundos é feito massa no pino 86 do Relê Temporizado,   85 do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade e acionando Eletroventiladores de Arrefecimento na Alta Velocidade.

 

4 - Como testar o Relê Duplo de Plena Carga e Eletroventilador da Caixa de Ar na 1° Velocidade?

11005.jpg (28750 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) recebe sinal através do pino 25 da UC.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com AC ligado acionando o comutador de Velocidade e comando de climatização.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) para o pino 87 do Relê Temporizador.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê Positivo (+) através do Fusivel de 15A pela linha + 30 da Bateria.

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87b do Relê Positivo (+) com chave ligada acionando a Polia Eletromagnética.

 

5 - Como testar o Relê Temporizador?

11006.jpg (26059 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) recebe sinal do do Resistor do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) do fusivel F13 pela linha do terminal 87 do Relê de Ignição.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) recebe sinal do pino 86 do Relê de Alta Velocidade.

4- Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-).
5- Com uma PONTA DE PROVA no pino P do Relê é Negativo (-) ligado ao Pressostato de 3 Niveis.

 

6 - Como testar o Relê do Eletroventilador de Velocidade Alta?

11007.jpg (20814 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-)

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-) sinal para o Resistor e Eletroventilador de Arrefecimento.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) alimentado pelo Fusível de 40A pela linha +30 da Bateria

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-) envia sinal a o Relê Temporizador e Termostato de Arrefecimento de Duplo Contato

 

7 - Como testar o Relê da Ignição?

11008.jpg (25401 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) alimentado pela +15 da Chave de Ignição

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com Ignição Ligada alimenta o Eletroventilador da Caixa de Ar, Relê do Eletroventilador, Relê Temporizador, Relê AC, Comutador.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+)  da linha +30 da Bateria.