CAPITULO 18

 

 

APLICATIVO FORD

 

 

FIC EEC IV

 

Escort 1.8 Zetec 16V

Esquema Elétrico

18001.jpg (173328 bytes)

O Relê de Plena Carga no Escort com PATS é ligado ao pino 35 da UC.

O Relê de Plena Carga no Escort sem PATS é ligado ao pino 54 da UC.

 

Como funciona o Sistema 

 

1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?

18002.jpg (74901 bytes)

 

Como Funciona

1 – Relê de ignição fornece 12V para o Termostato de arrefecimento, pelo fusível F22 que se fecha quando a temperatura da água do motor chega a um determinado nível.

2- Com o contato fechado é energisado a bobina do Relê do Eletroventilador pelo contato 1 e aciona o Eletroventilador de arrefecimento na baixa velocidade.

3 – Relê auxiliar do compressor fornece 12V ao Termostato de Arrefecimento pelo terminal 3 do Relê do compressor que se fecha devido a uma maior temperatura do motor.

4 - Com o contato fechado é energisado a bobina do Relê do Eletroventilador pelo contato 2 e acionado o Eletroventilador de Arrefecimento na alta velocidade.

 

 2 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?

18003.jpg (76151 bytes)

Como Funciona

1 – O usuário seleciona para ligar ar condicionado no Comutador de velocidade as condições de operação ventilação externa ou interna e velocidade de ventilação em seguida pressione o Interruptor Ar condicionado (on/off)

2- Interruptor ligado, é energisado o Relê do Eletroventilador acionado o Eletroventilador de Arrefecimento na baixa velocidade.

3 – Estando descongelado o evaporador, 12V proveniente do Relê Auxiliar do compressor, passa pelo Pressostato de 3 Níveis.

4 – Se todos os contatos estiverem fechados são enviados 12V para o Compressor e UC, pino 10

 

3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.

1804.jpg (75570 bytes)

Como Funciona

1 - Ao receber o sinal de tensão a UC deve adequar a rotação do motor e envia um sinal de massa para a bobina do Relê de Plena Carga pinos 35/54.

2 - A UC desliga a Polia Eletromagnética do compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.

3 - Sempre que a pressão ultrapassar certo nível o terceiro contato do Pressostato de 3 Níveis se fecha e mandando 12V para o Relê do Eletroventilador aciona o Eletroventiladores de Arrefecimento na alta velocidade .

 

4 - Como testar  a resistência do Relê de Ignição?

18004.jpg (23854 bytes)

TESTANDO

1- MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir resistência nos terminais 1 e 2 Resistência 80W ± 10%.

5 - Como testar o Relê Principal?

18005.jpg (22558 bytes)

TESTANDO

1- MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir resistência nos terminais 1 e 2 Resistência 130W ± 10%.

6 - Como testar o Relê do compressor?

18006.jpg (22031 bytes)

TESTANDO

1- MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir resistência nos terminais 1 e 2 Resistência 130W ± 10%.

 

7 - Como testar o Relê de Plena Carga?

18007.jpg (26466 bytes)

TESTANDO

1- MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir resistência nos terminais 1 e 2 Resistência 130W ± 10%.