APITULO 27

 

 

 

APLICATIVO FORD

 

 

FIC EEC IV

 

Mondeo GLX 1.8/2.0 até 1996 com controle Semi Automático

Esquema Elétrico

27001.jpg (222087 bytes) 

Como funciona o Sistema

 

 

1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?

26002.jpg (53888 bytes)

Como Funciona

1 – Funcionamento em condições normais do motor o sinal de temperatura sentido pelo Sensor Temperatura água do motor é enviado a UC pelo pino 07 para o comando do Eletroventilador de Arrefecimento

2- Ao chavear massa no pino 13 são acionado os Eletroventiladores de Arrefecimento na baixa velocidade. Se necessário, a UC chavea massa no pino 31 acionando os Eletroventiladores de Arrefecimento na alta velocidade.

 

2 - Como entender os comandos no painel de Controle?

Entendendo

  1. ON - Acionamento do AC
  2. Seleção de Temperatura
  3. Seleção do Fluxo de Ar
  4. Tecla auto controle de temperatura e fluxo de ar pelo climatizador.
  5. MAX DEF - Tecla do desembaçador.
  6. Recirculação

 

 

03 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?

Como Funciona

1- Quando selecionado a temperatura interna o sistema poderá comandar automaticamente o fluxo de ar "tecla auto" ou ser modificado manualmente, "tecla do item 3"

1 - O controle de Velocidade é feito pelo Variador de Velocidade é comandado pela Central Eletrônica do Climatizador através uma tensão variável de 0 a 5V pelo pino 9.

2 - O Variador de Velocidade reage a este sinal controlando a corrente elétrica ao Eletroventilador da Caixa de Ar.

3 - Quando você selecionar o AC o Climatizador, chaveará massa no pino 10 do climatizador, acionando o Relê auxiliar e deste chegam 12V ao Interruptor de Pressão e Pressostato Duplo Contato.

4 – Se os contatos estiverem fechados, chegam 12V ao Relê de Plena carga e Polia Eletromagnética do Compressor; 12V ao pino 10 da UC "solicitação do AC"

5 - Quando se liga a chave de ignição arma-se o Relê principal da UC, e deste chegam tensão de 12V ao Relê de Plena Carga "contato normalmente fechado".

A UC mantém a Polia Eletromagnética do Compressor desacoplada cheveando massa no pino 54.

 

4- Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.

27002.jpg (41467 bytes)

Como Funciona

1 - Ao receber o sinal de tensão a UC pino 10 deve adequar a rotação do motor a UC, então desarma o Relê de plena carga para que se ligue o compressor.

2 - Sempre que a pressão ultrapassar certo nível o terceiro o 2º contato do Pressostato Duplo se fecha e faz massa para o pino 31 para o acionamento dos Eletroventiladores, na alta velocidade.

 

05 - Como fazer Ativação Auto diagnóstico

No autoteste são indifcados no mostrador digital tanto os códigos de avaria, como aqueles indicados temporariamente durante a condução.

Observação: Nunca efetue o auto teste com a temperatura regulada (HI). Se estiver na temperatura (HI), selecione uma outra e aguard e 30 segundos e efetue o autoteste. Não efetue o teste apenas com temeperatura externa inferior a 10ºC. Anote todos os código de avaria indicados. Os códigos de avaria que são indicados durante a condução, são apagados após ligar a ignição 80 vezes.

 

Como fazer

1- Coloque o interruptor de ignição na posição ON
2- Coloque o interruptor rotativo do ventilador na posição "Auto" , e o interruptor da distribuição do ar na posição desembaçamento.
3- Pressione as teclas (AC) e (vermelha) em simultaneo e a seguir a tecla (azul) (vermelho comforme modelo semi automático), no espaço de dois segundos.
4- O auto teste pode demorar até 30 segundos; durante este período, o mostrador digital exibirá um segmento em movimento

 

06- Como testar Sensor temperatura do Habitáculo

27003.jpg (22405 bytes)

Testando

1- Multiteste Digital no modo Ohmimetro no sensor ver resistência tabela abaixo.

 

Contato

Resistência

10 – 20 ºC 19 – 13KW
20 – 30 ºC 13 - 08KW
30 - 40 ºC 08 - 05KW

 

07- Como testar Sensor temperatura Externo

27004.jpg (17866 bytes)

Testando

1- Multiteste Digital no modo Ohmimetro no sensor ver resistência tabela abaixo.

 

Contato

Resistência

10 – 20 ºC 3,8 – 2,7KW
20 – 30 ºC 2,7 - 1,9KW
30 - 40 ºC 1,9 - 1,3KW

08- Como testar Sensor temperatura do Motor

27005.jpg (20046 bytes)

Testando

1- Multiteste Digital no modo Ohmimetro no sensor ver resistência tabela abaixo.

 

Contato

Resistência

10 – 20 ºC 5,6 – 3,5KW
20 – 30 ºC 3,5 - 2,2KW
30 - 40 ºC 2,2 - 1,4KW

9 - Como testar o Relê eletroventilador alta velocidade?

27006.jpg (22286 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Positivo (+) Ligado no Pino 3 do Relê principal e aos pinos 37/57 da UC.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) Ligado ao fusível 2 30A ligado a linha +30 da bateria.

3 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Negativo (-) Ligado pino 31 da UC.

4- Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 Positivo (+) é ligado ao Eletroventilador Arrefecimento 1 e 2 e Resistor.

10 - Como testar o Relê do Eletroventilador de Baixa Velocidade?

27007.jpg (27062 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 7 do Relê é Negativo (-).

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 6 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 13 da UC.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) ligado ao Resistor.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) através do Fusível F2 30A vai para linha +30 da bateria.

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Positivo (+) ligado aos pinos 37/57 da UC.

 

11 - Como testar o Relê da Ignição?

27008.jpg (18388 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Negativo (-).

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Positivo (+) alimentado pela +15 da Chave de Ignição

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) com Ignição Ligada alimenta ao Relê principal UCE, Relê do auxiliar.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) ligado no Fusível F1.

12 - Como testar o Relê Principal UC?

27009.jpg (21023 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Fusível F9 20A e vai ligado a linha +30 da bateria.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Fusível F4 20A que é ligado no pino 3 do Relê de ignição.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 37/57 da UC.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Negativo (-)

13 - Como testar o Relê Eletroventilador da Caixa de ar?

27011.jpg (24746 bytes)

 

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) Ligado ao pino 17 do Módulo SATC.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Fusível F37 30A que é ligado a linha +30 da bateria.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Positivo (+) ligado ao Fusivel F30 7,5A ligado +15 da Chave de ignição.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Negativo (-).

14 - Como testar o Relê Auxiliar?

27012.jpg (27752 bytes)

TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Negativo (-) Ligado ao pino 10 do Módulo SATC.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Fusível F23 15A que é ligado ao pino 3 do Relê de ignição.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) ligado ao pino C4 do Modulo SATC.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) Ligado no Interruptor de Pressão

 

Lista de códigos de falhas

Os códigos de avaria detectados durante o auto teste são indicados por algarismo que aparecem no mostrador digital em sequência ascendente. É possível interruptor o auto teste desligando a ignição ou pressionando uma das teclas AC ou Recirculação. As alterações efetuadas são armazenadas se pressionar a tecla AC, a memória de avarias é apagada simultaneamente. Se em seguida o sistema for ligado novamente, serão necessários 20 segundos para o ajuste básico.

 

 

Durante auto teste

Durante condução

Falhas que podem ser detectadas

20

22

Curto circuito do motor de regulagem de válvulas de temperatura

24

25

Circuito aberto do motor de regulagem da válvulas de temperatura

30

32

Falha no circuito, tensão ou no sensor de temperatura do hábitáculo

31

32

Falha no circuito, circuito aberto tensão ou no sensor de temperatura do hábitáculo

40

42

Falha no circuito, tensão ou no sensor de temperatura do exterior

41

43

Falha no circuito, circuito aberto tensão ou no sensor de temperatura do exterior

50

52

Falha no circuito, tensão ou no sensor solar

60

62

Circuito aberto ou Curto circuito do eletroventilador do sensor de temperatura do hábitáculo.

70

72

Falha no circuito, tensão ou no sensor de temperatura de descongelamento

71

73

Falha no circuito, circuito aberto tensão ou no sensor de temperatura de descongelamento