CAPITULO 57

 

 

APLICATIVO VOLKSWAGEN

 

 

EEC IV  EFI

 

 

GOL/PARATI/LUGUS/POINTER

Esquema Elétrico

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Como funciona o Sistema

 

1- Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?

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Como Funciona

1 – Em condições normais de funcionamento do motor o sinal de Temperatura sentido pelo Termostato de Arrefecimento reage abrindo ou fechado os contatos. Com o primeiro contato fechado, envia 12V para A Resistência do Eletroventilador de Arrefecimento acionado, envia 12V para o Relê do Eletroventilador acionando o Eletroventilador de Arrefecimento na alta Velocidade.

 

02- Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?

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Como Funciona

1-Para ligar o ar condicionado, o usuário pressiona o Interruptor Ar Condicionado (On/Off) e seleciona a velocidade para Eletroventilador da caixa de ar pelo Comutador de Velocidades.
2- Chegam 12V pelo Termostato de Descongelamento "Este verifica condição de descongelamento, ou seja, o contato permanece fechado se a temperatura for maior que 0ºC no evaporador".
3 – Chegam 12V pelo Pressostato de 3 Níveis "verifica limites de pressão baixa ou alta para garantia de funcionamento do sistema". Veja na tabela abaixo" . Se ambos os contatos estiverem fechados são enviados 12V para Unidade de comando eletrônico UC, no pino 10, e Relê de Plena Carga.
4- Ligando chave de ignição arma-se o Relê Principal – UC, chegando tensão de 12V ao Relê de Plena Carga. UC chaveia massa no pino 54 para manter o compressor desacoplado. Com o sinal de Tensão no pino 10, a UC desativa o sinal de massa no pino 54 "Relê de Plena Carga – Normalmente fechado, para que se ligue a Polia Eletromagnética do Compressor e Eletroventilador de Arrefecimento na baixa velocidade.

 

 

Tabela

Pressostato de Três Níveis (°C)
Contato

1° Nível

2° Nível

3° Nível

Abre

1.9 °C

12.5 °C

30.9 °C

Fecha

2.3 °C

15.3 °C

25.7 °C

3 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.

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Como Funciona

1 – A UC interrompe o Compressor sempre que houve sinal de borboleta mais de 70% aberta ou por outra estratégia.

2- Funcionamento em condições normais ar condicionado, sempre que a pressão passar de um determinado nível, o 3º contato do Pressostato de 3 Níveis se fecha e faz massa para o Relê Eletroventilador através do endereço Contato 2 da Bobina do Relê do Eletroventilador na alta velocidade.

3 – Após a ignição desligada e Temperatura no cabeçote do motor superior a 85ºC, o Relê da Ventilação Posterior fecha contato para que acione o Eletroventilador de Arrefecimento na baixa velocidade pôr cerca de 11 min ou até que se ligue a ignição.

4 - Como testar o Relê Principal?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) ligado no +15 da chave de ignição.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado Fusível 13 15A ligado na linha +30 da bateria.

3 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê Positivo (+) Ligado no pino 37/57 da UC.

 

5 - Como testar o Relê de Ignição?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no +15 da chave de ignição.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Interruptor ar condicionado, Relê Eletroventilador, Eletroventilador e Interruptor Ar Recirculador.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 10 25A ligado a linha +30 da bateria.

 

6 - Como testar o Relê de Plena Carga?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) ligado no pino 54 da UC.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no pino 37 da UC.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87a do Relê é Positivo (+) ligado na Bobina Relê do Eletroventilador contato 1.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado ao pino 10 da UC.

 

7 - Como testar o Relê Eletroventilador da caixa de ar ?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) ligado ao Comutador de Velocidade.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado no Pino 87 do Relê de ignição.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) Ligado no Interruptor ar condicionado.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) Ligado no Termostato Descongelamento.

8 - Como testar o Relê de Eletroventilador?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 4 do Relê é Negativo (-).

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) Ligado na Resistência Elétrica

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 8 do Relê é Positivo (+) ligado no Eletroventilador Arrefecimento.

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Positivo (+) Ligado ao Fusível F4 30A ligado na linha +30 da bateria.

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Positivo (+) Ligado na Bobina Relê do Eletroventilador contato 2.

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) Ligado na Bobina Relê do Eletroventilador contato 1.

9 - Como testar o Relê Eletroventilador da caixa de ar  posterior?

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TESTANDO

1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado na Resistência elétrica.

2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) Ligado no Fusível 4 30A ligado na linha +30 da bateria.

3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino T do Relê é Negativo (-) Ligado no Interruptor Térmico

4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 13 do Relê é Positivo (+) Ligado no fusível F28 10A ligado no +15 da Chave de Ignição.

5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 31 do Relê é Negativo (-).

 

10 - Como testar o Resistor do Eletroventilador da Caixa de Ar?

TESTANDO

1- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência e conferir com a Tabela abaixo.

 Tabela

Resistor - Eletroventilador da caixa de Ar (W )
VELOCIDADE Resistência W
Velocidade

1,30 W

Velocidade

1,00 W

Velocidade

0,30 W

Velocidade

0.00W

Intervenção do Termo Fusível

184 ºC